Por que o projeto arquitetônico é importante na hora de comprar ou construir? – Senzano Empreendimentos

Por que o projeto arquitetônico é importante na hora de comprar ou construir?

Por que o projeto arquitetônico é importante na hora de comprar ou construir?

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin

Você decide reformar ou construir sua casa, mas para economizar, contrata apenas um pedreiro. É nesse ponto que começam as surpresas nada agradáveis! É obra que não acaba mais… dores de cabeça com fornecedor e prestador de serviço… reparos antes mesmo da entrega… gastos a mais que não tinham sido previstos e no final (se é que ele chega) parece que ainda não ficou exatamente como você tinha sonhado. 

Foto: Freepik

Pois é, esse é o preço que se paga quando não se sabe a verdadeira importância de um planejamento bem estruturado da sua obra. Mas afinal, o que é e para que serve um projeto arquitetônico?

Esse esboço é a materialização de uma ideia e é essencial para qualquer edificação ou espaço. Quando há um projeto bem detalhado e claro, o tempo de obra pode reduzir bastante, pois é por meio de um bom planejamento que tem-se um melhor desenvolvimento e andamento da obra, economizando dinheiro, e o melhor: sem dores de cabeça. 

O projeto é desenvolvido em 4 principais etapas:

Briefing: o briefing é o primeiro contato entre arquiteto e cliente, é nessa etapa que o arquiteto reúne todas as necessidades do cliente em um programa de necessidades e entende todas as ideias e preferências do cliente.

Estudo Preliminar: o estudo preliminar é a primeira materialização das ideias trazidas no briefing, aqui o cliente recebe uma planta layout, planta baixa, planta de cobertura, cortes e fachadas técnica de nível básico de detalhamento, e também estudos volumétricos.

Anteprojeto: após a aprovação da etapa anterior, encaminha-se para o anteprojeto, aqui serão definidos todos os revestimentos de piso e parede, pedras, cores e materiais dos armários, tecidos, cortinas, tintas de parede, decoração, enfim, é aqui que tudo é bem definido e o cliente recebe planta humanizada, planta baixa, de cobertura, cortes, fachadas e elevações dos ambientes indicando pontos elétricos e hidrossanitários com um nível médio de detalhamento, além de imagens renderizadas que possibilitam entender como a edificação ou ambiente ficará depois de pronto.

Projeto Executivo: e então com a aprovação do cliente, é hora de detalhar todo o projeto! Como o nome mesmo sugere, esse é o projeto executivo, ou seja, o projeto que vai ficar na obra, portanto precisa ser muito bem organizado e explicado, para que o responsável pela obra entenda sem dificuldades e assim evite erros ou imprevistos. É também durante essa etapa que os projetos complementares (projeto estrutural, elétrico e hidrossanitário) geralmente são desenvolvidos, seus responsáveis são engenheiros civil e eletricista. Todos esses projetos precisam estar compatibilizados, portanto essa é a etapa mais importante e também mais extensa, pois necessita-se de um nível de detalhamento alto além de tal compatibilização de projetos e planejamento da obra.

Foto: Freepik

Com todos os projetos em mãos, e com a aprovação da prefeitura, você já pode começar a construir e ter a tranquilidade de que seu sonho será realizado. Sem maiores preocupações, gastos desnecessários e aquele quebra-quebra. 

Um bom planejamento possibilita tudo isso. Agora entende por que o barato muitas vezes sai caro?

O projeto arquitetônico não precisa ser necessariamente o projeto de uma edificação inteira. Aliás existem várias ramificações de projeto. Por exemplo: você pode optar por realizar apenas o projeto da fachada de uma loja; ou então somente o banheiro de uma casa; pode optar por realizar um projeto de interiores, sem mexer na parte estrutural do edifício. 

Enfim, o projeto arquitetônico pode ser enquadrado em cada situação para atender um cliente da maneira que ele necessita.

O que vale lembrar é que o projeto arquitetônico não é apenas luxo! Ele é parte essencial de uma obra, pois prevê funcionalidade, conforto, estética, ergonomia, iluminação, entre outros quesitos personalizados para cada cliente. Não é só beleza ou status, mas também saúde e bem-estar.

Para contratar um projeto arquitetônico é simples: basta entrar em contato com qualquer arquiteto ou escritório de arquitetura e solicitar uma visita. Cada profissional prefere trabalhar de uma maneira, portanto esse contato pode-se dar através de redes sociais, sites, telefonema ou indicação.

Portanto, sonhe, contrate um projeto arquitetônico e realize o seu sonho!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Uma resposta

  1. Me chamo Roberto e seu site ficou muito bom, gostei das
    postagens e já salvei aqui nos Favoritos. Vocês aceitam
    parcerias para troca de Backlinks, ou banners, para
    melhorar as suas visitas reais? Se tiver interesse em crescer
    o número de visitantes com Tráfego Orgânico, entre no
    meu site tambem (TrafegoParaSite.Com.Br) e Fale
    Conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *