Blog

Fique atento aos prazos do IPTU 2021 e evite dores de cabeça

Por Senzano em 18/05/2022
Fique atento aos prazos do IPTU 2021 e evite dores de cabeça

freepik

Todo começo de ano vários boletos chegam em nossas casas e nos deixam de cabelos em pé. As contas feitas no Natal e Ano Novo, material escolar das crianças, seguros, e muitas outras…

Uma forma de se prevenir, e economizar, é pagando essas contas antecipadamente para conseguir os descontos oferecidos.

O IPTU (Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana) é um dos principais impostos. Trata-se de um tributo anual que incide sobre todos os proprietários de imóveis e terrenos do país. Quem compra ou aluga um imóvel assume a obrigação do pagamento.

Ele é calculado com base no valor venal do imóvel, que é o preço da propriedade estabelecido pelo Poder Público. Sobre ele, é realizada a aplicação de alíquotas, descontos e acréscimos definidos pelos municípios.

Você pode pagar à vista ao longo do ano ou parcelar a quantia ao longo do ano. Porém quem optar pelo pagamento à vista têm descontos muito atraentes.

Em Campo Grande/MS, por exemplo, para os que pagarem tudo até o dia 10 de janeiro, o desconto oferecido é de 20%. Depois dessa data, quem efetuar a quitação até 10 de fevereiro garante 10% de desconto.

Quem preferir pelo parcelamento também pode contar com descontos, mas com menores porcentagens e com número maior de boletos para pagar, o que pode ocasionar em mais dívidas caso você esqueça das datas.

Você pode conferir os valores detalhados no site da Prefeitura http://www.campogrande.ms.gov.br/iptu/

O contribuinte que não pagar esse imposto terá o débito registrado na dívida ativa e isso poderá provocar a tomada de bens do proprietário do imóvel.

Então fique atento aos prazos para você garantir seu desconto e não correr o risco de ficar com o nome sujo.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..