Blog

Quais são as despesas que você tem ao adquirir um imóvel?

Por Senzano em 18/05/2022
Quais são as despesas que você tem ao adquirir um imóvel?

freepik

Com certeza a hora da compra é o momento mais esperado para quem ficou anos sonhando com a casa própria. No entanto, algumas despesas obrigatórias muitas vezes passam despercebidas por nós, ou ainda, não são planejadas. Para que você não tenha surpresa na hora de adquirir um imóvel, reunimos aqui algumas custas que não tem como fugir, e estar preparado para ela evita futuras dores de cabeça.

A compra de um imóvel possui diversos processos burocráticos. Termos, certidões, registros são exigidos para que a transação seja efetuada dentro dos conformes legais. Nós da Senzano Empreendimento sempre mantivemos um relacionamento às claras com nossos clientes, portanto, é importante saber sobre:

Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI): um dos principais impostos cobrados pelos cartórios é o de Transmissão de Bens Imóveis, o ITBI. Ele varia de município para município, mas geralmente fica algo em torno de 2% a 4% do valor total da transação. Este custo não pode passar de 5% do valor do imóvel.

Certidões: pela quantidade de certidões e dos vários nomes, pode parecer algo complicado de se resolver. É certidão de propriedade, certidão negativa da prefeitura, certidão de IPTU com parcelas quitadas, etc… Se você estiver lendo este post, saiba que muitas delas a gente consegue na internet mesmo. Pode ser um pouco mais trabalhoso, mas a economia gerada já faz uma grande diferença.

Emolumentos: os emolumentos são cobrados pela bolsa de valores para custear o registro, a catalogação e a guarda de informações reais sobre cada operação. Embutidas nos emolumentos estão cobranças como a de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), pago ao município; o Fundo Especial de Apoio e Desenvolvimento do Ministério Público (FEADMP), paga ao estado; Fundo Especial para Desenvolvimento das Atividades do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional da Defensoria Pública (FUNADEP), que paga o custeio e investimento da Defensoria Pública estadual; e o Fundo Especial para Instalação, Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais (FUNJECC).

Outras taxas: além destes, outros pagamentos precisam ser efetivados para a liberação pelo cartório. O registro de compra, escritura, taxa de avaliação e algumas mais.

Na Senzano, por contarmos com a opção de financiamento próprio, facilitamos o possível para nossos clientes. Nossos corretores estão de prontidão para assessorá-los com todas essas informações no processo de compra e venda. Ah! E caso opte pelo Financiamento Senzano, não temos a taxa de avaliação que os bancos cobram, que geralmente sai a R$ 3.000,00…

Converse com seu corretor e peça para que ele explique todos os detalhes para que você consiga conquistar o seu novo imóvel.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..